top of page

A Metodologia

“Não basta consumir cultura: é necessário produzi-la. Não basta gozar arte: necessário é ser artista! Não basta produzir ideias: necessário é transformá-las em atos sociais, concretos e continuados. Ser humano é ser artista! Arte e estética são instrumentos de libertação!"

Augusto Boal

As aulas iniciarão com os jogos e exercícios do arsenal do teatro do oprimido, visando a desmecanização física e mental nas cinco categorias:

Sentir tudo o que se toca;

Escutar tudo o que se ouve;

Ativando os vários sentidos;

Ver tudo o que se olha;

A memória dos sentidos. 

Procurando desta forma, libertar o corpo do participante, bem como propor novas formas de ver e pensar as situações cotidianas. 

Em seguida, serão trabalhadas as técnicas de Teatro Imagem, quando se aprende a comunicar de forma não-verbal, transformando questões, problemas e sentimentos em imagens concretas e possíveis de serem lidas, compreendidas e transformadas, pois apesar de serem apenas imagens, são também a representação de realidades vivenciadas. 

Por fim, será ensinada a técnica do  Teatro Fórum, na qual um problema social que aflige o grupo é transformado em cena de teatro, nesta cena, oprimidos e opressores entram em conflito e quando o oprimido “perde”, a platéia é convidada a ocupar o palco como espect-ator e atuar no lugar do oprimido, contracenando com o opressor e apontando ideias e alternativas para possíveis soluções do problema apresentado. Desta forma os problemas da sociedade são discutidos teatralmente, as soluções sugeridas analisadas por meio do diálogo. Segundo Boal, essa técnica é um ensaio onde o oprimido, se aquece e treina para lidar com as opressões na vida real. 

Para a montagem da imagem desta cena de teatro, será experimentado a estética do oprimido, onde os participantes criarão cenários, adereços, figurinos que venham a comunicar e fortalecer o conteúdo da cena. Por fim, será realizada uma apresentação pública de cena de Teatro Fórum criada durante o curso. Ainda,  durante as aulas, haverá roda de conversa e mostras de filmes e vídeos sobre Augusto Boal, o Teatro do Oprimido e sobre os diversos projetos e grupos que existem no Brasil e no mundo com base nesta metodologia. 

bottom of page